As pequenas empresas precisam fazer tudo o que puderem para se destacar da concorrência e manter novos clientes entrando em suas portas. Embora a publicidade paga possa ser um caminho valioso para atrair mais olhares para a sua pequena empresa, aparecer no pacote local do Google (ou pacote de três) quando as pessoas da sua área fizerem uma pesquisa pode ser o seu bilhete de ouro para a aquisição de clientes mais baratos e maiores receitas.
Os usuários locais que se deparam com três opções de boa aparência geralmente ficam satisfeitos em restringir a escolha e não se preocupam em clicar em "mais lugares", o que significa que a empresa em quarto lugar pode muito bem não ter classificação alguma. Felizmente, existe o SEO local para pequenas empresas que entendem a importância de se classificar bem no pacote local e não querem que os clientes em potencial vão direto para os concorrentes. Trabalhando em suas listagens locais, no perfil de negócios do Google, na presença na mídia social, no blog e no site, os proprietários de pequenas empresas podem subir constantemente nas classificações locais e podem até mesmo terminar como o resultado número um para seu mercado-alvo.
Ao contrário de muitos canais de marketing, o SEO local é, na verdade, muito simples de começar. A primeira coisa que você deve fazer é lançar suas listagens de empresas. Isso não apenas proporciona a você uma melhor presença na Web, mas também ajuda o Google a verificar suas citações para determinar suas classificações locais. No mínimo, as citações são os dados de NAP da sua empresa (nome, endereço, número de telefone), mas há muito mais que você deve acrescentar para dar à sua pequena empresa a melhor chance de subir na classificação. Uma boa listagem apresentará um logotipo, informará aos usuários o horário de funcionamento, mostrará algumas fotos da equipe e a localização, categorias, produtos e serviços… todos os detalhes que ajudam a eliminar qualquer dúvida de que você é uma empresa que vale a pena visitar. A listagem mais importante de que sua pequena empresa precisa é um perfil do Google Business (GBP). Esse é o principal imóvel que aparece na página de resultados do Google quando um usuário pesquisa o nome de uma empresa e também o que o Google Maps usa para preencher os detalhes de uma empresa.
Economia de tempo: Com a ferramenta de gerenciamento de listagem da Semrush, você pode distribuir suas listagens para mais de 70 diretórios e inserir seus detalhes apenas uma vez, permitindo que você passe mais rapidamente para a próxima etapa da campanha de SEO local da sua pequena empresa.
Provavelmente, não é preciso dizer que quanto mais críticas elogiosas uma empresa tiver, maior será a chance de ela subir nas classificações locais. O Google favorece os GBPs com muitas classificações de 4 ou 5 estrelas e considera as avaliações como um importante fator de classificação.
Para obter mais avaliações para o seu GBP (ou para outras plataformas que poderiam usar alguma prova social extra), basta que você monte uma boa estratégia de divulgação e facilite para os clientes compartilharem seus comentários (enviando a eles o link da avaliação do GBP por mensagem de texto, por exemplo). No entanto, é aí que as coisas ficam um pouco complicadas para você voltar a todos eles. As empresas que respondem às suas avaliações têm uma aparência melhor do que as que não respondem, porque estão demonstrando publicamente que se importam com o que os clientes pensam delas. Usar a ferramenta de gerenciamento de listagem da Semrush para gerenciar suas avaliações garante que todas elas recebam uma boa resposta, e você também pode usá-la para ficar de olho na sua taxa de resposta para que nenhuma avaliação passe despercebida.
O conteúdo bem otimizado do site é o caminho para as primeiras posições orgânicas, mas também pode ajudar a aumentar as classificações do pacote local se você fizer a pesquisa de palavras-chave corretamente. O conteúdo localizado e as páginas de destino específicas do local (com um mapa do Google incorporado) deixam claro que você está baseado naquela área geográfica e não está, por exemplo, simplesmente tentando usar a plataforma GBP como uma empresa nacional ou global.
Dica bônus: A ferramenta Listing Management da Semrush facilita muito o SEO local para pequenas empresas, com sua distribuição simples de listagens, gerenciamento de avaliações e rastreador de classificações locais.
Você também deve se certificar de que o seu site esteja em perfeitas condições de SEO, sem links quebrados e com uma estrutura de site agradável e fácil de usar. Procure criar alguns links locais de outros sites locais que tenham prazer em dar a você uma recomendação ou ofereça-se para escrever algum conteúdo para eles em troca de um backlink para o seu site. Além do conteúdo do site e do blog, planeje carregar regularmente conteúdo novo no seu GBP, como fotos, vídeos e publicações sobre o que está acontecendo na sua empresa.